segunda-feira, 12 de setembro de 2011

um olhar diferente nos tempos de crise

Então, o Senhor me respondeu e disse: Escreve a visão e torna-a bem legível sobre as tábuas, para que a possa ler correndo o que passa. Porque a visão é ainda para o tempo determinado, e até ao fim falará, e não mentirá: se tardar, espera-o, porque certamente virá, não tardará. (Habacuque 2.2-3)

  O livro do profeta habacuque escrito entre 612 e 586 a.C nos mostra e/ou revala uma grande mudança na vida de um homem e na vida do seu povo. Uma crise estava começando a ser instaurada no meio de todo o Israel. Era preciso que se levantasse alguém com uma visão diferente, com um olhar mais intenso e que compreendesse aquele momento, não como um período de crise, mais um tempo de oportunidades reveladas por Deus.
   Habacuque significa "abraço", revelando, talvez que este fora abraçado por Deus para sua difícil missão, abraçar um povo, uma nação inteira que precisava de consolo e amparo, encorajando-os, dessa maneira, a enfrentarem o tempo de crise nacional vivenciado por todos. habcuque viveu durante um dos periodos mais criticos da história de Judá. Seu país havia caido do alge das reformas de Josias para as profundezas do tratamento violento de seus cidadãos, medidas opressoras contra o necessitado, este era o cenário em redor de Judá.
  Diante de todas estas circunstâncias, o olhar do povo, dos levitas, dos profetas não estava em Deus, mas, sim, nos problemas. habacuque chega a dizer no capitulo 1.vs 2 que gritava e clamava, mas o Senhor não respondia. Nos momentos de grande dificuldade no ministério, quando as situações tentam esconder o tamanho e o agir do nosso Deus, lembro de uma frase marcante que diz "uma missão começa dificil, se torna impossivel, mais depois decola", ou seja, atingimos o alvo.  As circunstâncias na vida do profeta era marcadas por grandes agravantes, situações de intensos problemas, e naquele instante era preciso escrever a visão, torna-la  bem legível, para aquele que passar correndo pudessecompreende-la.
   Provérbios 3.3 diz "não te desemparem a benignidade e a fidelidade; ata-as em teu pescoço; escreve-as na tábua do teu coração". A visão de Habacuque deveria estar descritas em tábuas," lugar onde deveria estar vivo" a visão, e trazendo para nossos dias este lugar é o nosso coração. A visão do projeto de Deus para nossas vidas começa propriamente no coração de Deus. Colossenses 3.1-2 diz que "se já ressucitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, pensai nas coisas que vem do alto"   A visão descrita pelo profeta habacuque contemplava as coisas do alto, a provisão de Deus que estava a se manifestar em meio ao caos e o silêncio. Habacuque começou a pensar nas coisas que vem do alto, a refletir não apenas nas necessidades do povo, mais no que Deus tinha para oferecer a eles.
   
Princípios que definem a visão de conquistas

1. A visão definida (legível) O profeta precisava escrever a visão de uma forma legível, que pudesse aparecer, ou seja, a identidade da palavra ( dabhar) a essência em movimento. era necessario saber, entender o que Deus estava preparando. Em muitos instantes de nossas vidas não conseguimos nos apropriar da palavra, tomar posse das promessas porque não conseguimos compreender o movimento que a palavra deve percorrer em nós. ( exortação, correção e intrução) que vai ao nosso intimo como espada de dois gumes.
2. O impacto gerado pela palavra- Era necessario causar um impacto na vida daqueles que por aquele lugar passavam, detalhe é que a visão tinha que alcançar todos que passavam correndo, mas correndo do que? talvez das angústias, da vida de sofrimento, da miséria, enfim, talvez até da propria vida.  Aquela vereda era o caminho para a revelação de Deus. (Sl 119.35) diz "faze-me andar nas veredas dos teus mandamentos, porque nela tenho prazer". Talvez vezes o caminho que percorremos, hoje, esteja marcado por grandes dificuldades, mais se entregarmos os nossos caminhos ao senhor, ELE muda não o chão que pisaremos, mais aquilo que desejamos alcançar. As vitórias passam a ser certeiras e concretas.
3. O alcance e o tempo da visão- Existe um tempo determinado para o cumprimento dos  propósitos de Deus, os nosos passos projetos precisam estar na nossa mira, mais as flechas somos nós (sl 127.3) e o alvo precisa ser do Senhor. A palavra diz que a visão se cumprirá, e ainda que tarde, podemos esperar, pois os esqueram no Senhor são bem aventurados.


Conclusão
 Mesmo que as tribulações e angústias estajam em nossa volta, como estava presente aos arredores da vida de habacuque, e ainda que os nossos olhos não percebam o agir de Deus, a visão está adiante de nós, corramos então e prossigamos em conhecer ao Senhor. fixando o nosso olhar não no que vemos, mais naquilo que está escrito, esperando o tempo (kairós) e o movimento que a palavra faz em torno daqueles que confiam no Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário