sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

A ovelha que despedaça o leão


 "Assim feria o teu servo o leão como também o urso"   ISm; 17.36a


   Quantos já viram ou presenciaram uma simples ovelha matar um leão? Parece até uma ficção, estória irreal. Mas quando observamos a trajetória de um dos maiores líderes de toda a história dos reis da humanidade, chamado Davi, homem simples e pastor de ovelhas, que carregava na sua personalidade as características de uma ovelha, e no seu caráter uma força surpreendente que rompia todos os limites estabelecidos. Identidade da ovelha que despedaça o leão, o urso, o gigante, e todos os obstáculos à sua frente.  
    O livro de I Samuel descreve uma narrativa incrível, quando no diálogo com o rei Saul um simples servo se disponibiliza a derrotar o gigante. Interessante dizer que em nossos desafios, nas lutas que enfrentamos temos uma arma poderosa, que em muitos instantes esquecemos-nos de utilizá-la, talvez seja este o motivo de muitos homens e mulheres estarem perdendo as batalhas, se deixando abater pelo fracasso. Esta arma poderosa é a palavra, e ovelha que é ovelha derrota os seus adversários pela palavra.
    Davi se apropriou da palavra, e disse ao rei: “não desfaleça o coração de ninguém por causa dele, teu servo irá e pelejará contra este filisteu” (Ism 17.32), era como se Davi estivesse dizendo não se preocupe o gigante vai cair, eu sei, vamos sair vencedores. A apropriação de Davi em relação à palavra garantiu a sua vitória. Durante esses dias prendi que não são exércitos que mudam, nem riquezas que transformam, mas a palavra, esta é que transforma, renova, muda.
    Outro princípio importante que temos que destacar dentro desta história é a confiança de ovelha, Davi tinha uma convicção profunda que seria mais que vencedor, uma confiança que se originou dentro de suas experiências, e uma delas foi quando ele derrotou o leão.  Quando enfrentarmos lutas ou travarmos batalhas aquilo que vivemos e tudo o que sentimos não podem ser desconsiderados. Precisamos olhar para o problema arregaçar as mangas e dizer problema ai vai um mais que vencedor, a minha história diz isto.  A história de um vencedor se constrói nas lutas que enfrentamos. O gigante cairá não pela habilidade que temos, mas, pela palavra liberada, a palavra de vitória. “Deus não zela apenas pela sua palavra, mas, também, pelas tuas palavras”.
    A ovelha que despedaça o leão se transforma no soldado que venceu o gigante, e o soldado que derruba o gigante é o discípulo que vence as tempestades. A ovelha que rompe com os desafios, que conhece a força do seu pastor (sl 23) Davi, despedaçou o leão, matou o urso, derrubou os gigantes porque conhecia o seu pastor, o bom pastor que dá a sua vida em favor de suas ovelhas. A confiança da ovelha está na força do seu pastor, e o nosso pastor é especialista em transformar o impossível.
    Quando algo porventura se perder, ou for roubado, por aquele que ruge como o leão, o diabo, o nosso pastor que é da linhagem de Davi, virá com sua fortaleza e resgatará tudo. Como a ovelha resgatada da boca do leão.  Seja qual for a situação, o problema que se levantar contra nós, é necessário entender somos ovelhas que despedaça os leões, homens que vencem os obstáculos.
 Davi disse: “assim feria o teu servo o leão como o urso; assim será este filisteu como um deles; porquanto afrontou os exércitos do Deus vivo”.  (VS.36) A declaração de Davi é impressionante, ele olha para o desafio não pelo tamanho, ou pelo grau de dificuldade, ele olha e já enxerga a vitória. Precisamos agir desta forma, não olhando para o tamanho dos problemas, mais, sim para o mover da vitória. Não decidindo que estratégias, ou de que forma vamos agir, e, sim, confiantes pelo poder da palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário