quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

A fé que rompe limites


    Fé, palavra de origem grega (pistis) que significa convicção, confiança, crédito, fidelidade e persuasão. No cenário do novo testamento fé é o principio divinamente implantado da confiança em Deus e em tudo o que ele fala.
   A palavra diz no livro de hebreus 11.1 que “a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem. Então a fé é a certeza que fundamenta aquilo que nós esperamos, é, também, o sentimento que concretiza o desejo que levantamos a Deus como oração. Quando o autor de hebreus diz que a fé é o fundamento, ele esta afirmando que a nossa oração, súplica ou desejo deve estar sobre esta base para podermos alcançar aquilo que necessitamos.
   Em marcos 7. 24-30 conta-se a história de uma mulher que era de outro país, e que no instante em que Jesus chegou numa casa esta mulher se lançou aos seus pés, e num ato de fé clamou a Jesus por sua filha enferma. Jesus então lança uma palavra sobre a vida dela e ela tendo fé acreditou naquela palavra e voltou para sua casa.
    A fé que rompe limites, que ultrapassa as dificuldades, que vence os obstáculos está alicerçada em três princípios fundamentais.
1.      A palavra- Quando acreditamos e confiamos na palavra proferida por Deus a nossa fé se torna inabalável, ou seja, nada poderá abalar ou desfazer a certeza que temos. Lucas 7,1-10 conta a história de um centurião que alcançou um milagre na sua casa porque teve fé na palavra liberada por Jesus. Ele disse: “dize, porém uma palavra e o meu servo será curado.” (lc 7.7c) Jesus chega a declarar sobre aquele homem “digo-vos que nem ainda em Israel tenho achado tanta fé”
2.      A perseverança- O apostolo Paulo disse em tessalonicenses 5.17 “orai sem cessar.” Ou seja, precisamos em todo tempo buscar sem parar, e crendo todo o tempo no milagre, na efetivação daquilo que pedimos. A fé baseada na perseverança torna-se infindável, não existirão limites, ou situações que não possamos vencer. Tiago disse perseverai até o fim e vos será dado a coroa da vida (Tg 1.12)
3.      Atitude- Em muitas situações não conseguimos alcançar o que pedimos a Deus, por falta de atitude, a fé sem atitude é morta, não há fé sem a movimentação do nosso ser em direção ao Senhor. Em Lucas 8.25 Jesus pergunta aos seus discípulos: onde está a vossa fé? Isso porque eles deixaram que a intensidade do problema fosse maior do que a atitude de fé. Não importa o que enfrentaremos se tivermos atitude nós venceremos, sim, a tempestade. A atitude de fé nos leva a vitória. (Ex. Daniel na cova dos leões/ Davi contra o gigante)
   Todo ato de fé necessita da palavra que fundamenta, da perseverança que faz romper, e da atitude que nos leva a vitória. A palavra diz que em Cristo somos mais que vencedores. Exerça sua fé e alcance as promessas de Deus que estão sendo liberadas sobre nossas vidas. Faça da sua fé o fundamento de suas vitórias, e permaneça firme nos propósitos e convicções liberadas pela palavra de Deus.

Pr. Eugenio Serlam

Nenhum comentário:

Postar um comentário