quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Firmando os meus passos sobre o propósito da cruz


 "E qualquer que não tomar a sua cruz e não vier após mim não pode ser meu discípulo" Lc 14.27

  
  A palavra propósito, segundo o vocabulário português significa algo que se pretende fazer, conseguir, intenção, desejo ou projeto. Propósito é, também, uma atitude consciente que alguém realiza em favor de outro. A palavra de Deus nos afirma no livro de Isaias 53 o propósito imensurável e valoroso da cruz de Cristo.
   O profeta Isaias descreve com precisão o propósito da cruz de Cristo, ele diz: “mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.” (Is 53.5) A cruz de Cristo revela o amor de Deus sobre o seu povo. Um dos propósitos principais do sacrifício de Cristo pela humanidade era revelar o seu grande amor pelo homem pecador. (Jo 3.16)
   No evangelho de marcos 15.21 encontramos uma passagem que nos chama muita atenção no que se diz respeito a cruz de Cristo. Quando um homem é obrigado pelos soldados romanos a carregar uma cruz, não era qualquer cruz, ou fardo que Simão iria levar, era tão somente a cruz de Cristo. Quantas vezes nós reclamamos por causa de algumas situações que enfrentamos na vida, talvez estas situações tenham a mesma marca da cruz e porque será que nós rejeitamos o peso desta cruz? Jesus levou a cruz por mim e por você, então será que você não poderia levar a cruz por cristo?

Firmar os nossos passos sobre os propósitos da cruz de Cristo não é trazer sobre si uma vida de sofrimento, mas, sim, estar preparados para vencer e prosseguir vencendo todos os dias de sua vida. Mateus 5.41 diz: “Mas se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas”. Andar a primeira milha significa caminhar com a nossa força, nossa determinação e vontade, já o andar a segunda milha significa viver e permanecer na dependência de Cristo, confiante na sua palavra. 
     Precisamos firmar nossos passos, nossa vida, sobre os propósitos da cruz, Que segundo Isaias são:
1 propósito: Uma vida restaurada- “ele tomou sobre si nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si...” A palavra então afirma que o sacrifício de Cristo na cruz do calvário tira, anula todos os motivos que poderiam nos levar a uma vida de fracasso, e revela os motivos que nos fazem mais que vencedores.
2 propósito:  Uma vida de paz- “o castigo que nos traz a paz estava sobre ele” A palavra paz em hebraico (shalom) significa muito mais do que simplesmente ter uma vida tranqüila, quem tem paz, segundo a palavra tem motivos de sobra para conquistar, para sonhar, tem motivos para alcançar tudo aquilo que o senhor nos promete (Jo, 14. 27)
3 propósito: Um caminho de excelência- “cada um se desviava pelo seu próprio caminho”. Jesus disse: “eu sou o caminho, a verdade e a vida” quem permanece em Jesus está firmado em um caminho de excelência. Jesus disse aos seus discípulos vinde após mim e eu vos farei pescadores de homens, Jesus transforma simples homens pescadores, em discípulos ganhadores de vidas. Provérbio diz que: “aquele que ganha almas sábio é” a excelência de um homem ou de uma mulher está na sabedoria de frutificar em Deus.
4 propósito: o perdão dos pecados- “mas ele levou sobre si o pecado de muitos” Jesus através do seu sacrifício na cruz perdoa os nossos pecados, limpa as nossas feridas e nos garante a salvação. Em Lucas 23.43 Jesus diz a um dos ladrões que estavam sendo crucificados ao seu lado: “ainda hoje estarás comigo no paraíso”. Mesmo que a sentença terrena daquele homem fosse a crucificação Jesus estava lhe perdoando os pecados garantindo a ele salvação.
5 propósito:A efetivação das promessas- “porque transbordará a mão direita e a esquerda...”(is 54.03)  A cruz de cristo me faz perceber que no Senhor sou herdeiro de suas promessas e todas as promessas de Deus são irrevogáveis sobre a vida daquele que anda na direção da cruz de Cristo
     Em gálatas 6.14 o apóstolo Paulo declara “mas longe esteja de gloriar-me a mim , a não ser na cruz de Cristo, pela qual o mundo esta crucificado para mim, e eu para o mundo”. Paulo firmando os seus passos na cruz de Cristo teve sua vida totalmente transformada, e se fez mais que vencedor pela mensagem que proclamava: a mensagem da cruz. Ele chega a dizer para ninguém mais lhe criticar por coisa alguma, pois ele trazia sobre si as marcas de Cristo, ou seja, as marcas da Cruz..

Pr. Eugenio serlam

Nenhum comentário:

Postar um comentário