segunda-feira, 23 de abril de 2012

O valor do Chamado

 “Porque muitos são os chamados, mas poucos, os escolhidos”- Mt. 22;14
   A palavra valor segundo o dicionário da língua portuguesa significa qualidade de quem tem força, audácia, coragem e vigor. Valor, também, é denominado como estima, importância ou preço que se deve exercer. Quando Jesus atrai para si as multidões, ELE estava chamando para si seguidores, para, então, poder escolher os discípulos. (Mt. 10.1)
   O Valor de um chamado não está simplesmente no ato de ser vocacionado, nem ao menos na glória da nomeação, este valor se encontra nos resultados obtidos a partir do mesmo. Em marcos 3;13 diz; “E subindo ao monte chamou para si os que ELE quis; e Vieram a ELE”. O valor do chamado de Cristo na vida do discípulo está em permanecer firme no Senhor. Jesus chama aqueles homens e o que eles dizem nós iremos, nós estaremos juntos de ti.
   Todo chamado que Cristo determina em nossas vidas deve ser convertido em escolha.O chamado aponta para o desejo de quem convida, mas a escolha determina o querer e o desejo de quem almeja ir. Jesus chamou quem ele quis e, havia, sim, a oportunidade da recusa, entretanto os discípulos decidiram estar com ELE. O Senhor nos chama todos os dias para fazermos a diferença, para mudarmos a nossa rota. Percorremos um caminho de conquistas. E você valoriza o chamado de Cristo?
 O chamado deve corresponder ao desejo de ir. Ir para onde for enviado (Lc 9;2); ir para onde os obreiros são poucos (Lc 10;2); Ir para o lugar da servidão (Mt 20;27); ir em direção a cruz (Mc 15;21), Ir para o lugar onde ninguém queira ir, o lugar do abandono, da renuncia, em direção a segunda milha (Mt 5;41); ir, por amor até os confins da terra. Deus sempre nos chama para o melhor! E você está no melhor?
   Quem é chamado por Deus está sendo escolhido para o caminho da excelência. Não podemos nos perder do chamado de Deus em meio à multidão. Precisamos ir além, decidir servir, escolhendo amar, para, assim, alcançar o melhor. O valor do chamado se encontra no desejo em servir a Deus. Em I Samuel 3;1 diz: “ E jovem Samuel servia ao Senhor...”. Foi desta forma que o jovem Samuel aprendeu a ser profeta (ISm 3;20). Quem valoriza o chamado jamais se esquece de servir.
   Entre o chamado e a escolha está o segredo do sucesso. Quando aprendemos a respeito do chamado em nossas vidas, o Senhor nos entrega: 1- a palavra de conquista (ISm.3;19); 2- a visão do entendimento (ISm 3;21); e 3- um coração inigualável, coração de adorador (ISm 7;3). Quando fazemos do chamado de Deus uma escolha impar em nossas vidas, vivemos não só uma escolha, mas, sim, uma vida de certezas, um caminho de vitórias.

Pr. Eugênio Serlam

Um comentário:

  1. Muito sabias as suas palavras...saudades amigo....

    ResponderExcluir