sexta-feira, 15 de junho de 2012

O poder das bem aventuranças


“Bem aventurados são os vossos olhos porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem”.-Mt 13;16
   Quando Jesus, ao ver a multidão, começa a proclamar uma palavra de vitória, esperança e felicidade à multidão que estava assentada para ouvi-lo pregar, o povo, talvez, insatisfeitos com a vida que levavam, com os problemas e dificuldades enfrentadas, começam a ser impactados por uma palavra que jamais eles tinham ouvido durante toda uma vida. As “bem aventuranças” proclamadas por Jesus, que produziam no coração de muitos um poder sobrenatural de transformação, fé e visão.
   “A palavra revelada ao coração de um homem impulsiona-o as grandes conquistas”. No livro de João 8:32 diz: “conhecereis a verdade e ela vos libertará”. Jesus não estava simplesmente pregando uma mensagem rotineira, Ele estava manifestando ao coração do povo, da igreja o poder da palavra. “E abrindo a boca os ensinava, dizendo”: bem aventurados [...], com isso nós percebemos que o ensino da palavra gera poder no coração de quem a recebe. As “bem aventuranças” é a palavra que confere, garante ao homem de Deus uma vida de excelência.

   A palavra bem aventurado no original significa feliz, cheio de amor e abençoado. No sermão do monte Jesus descreve os atributos de uma verdadeira vida. Uma vida repleta de conhecimento e autoridade pela palavra. “quando conhecemos e vivemos pela palavra, somo impulsionados a transformar tudo ao nosso redor”. Em Lucas 7 conta-se a história de um centurião (comandante) que enviou a Jesus uns amigos para receber do Senhor uma palavra em favor do seu servo que estava doente. Uma palavra foi liberada e ele recebeu imediatamente.
    Da mesma forma o Senhor libera sobre as nossas vidas a sua palavra com poder e autoridade, cabendo a nós receber com fé e exercer a palavra que Deus nos entregou. Nas bem aventuranças o senhor nos revela grandes promessas, gostaria de citar algumas:

 O brilho da humildade- “Bem aventurado são os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus”. Ser humilde é avançar para o reino e quem avança para o reino vive com o melhor de Deus (mt: 5;16)
 O mover da misericórdia-“Bem aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia”. Alcançar misericórdia é alcançar aquilo que não merecemos, mas que Deus nos entrega. Ex: (mefibosete foi abençoado por Davi)
Um coração cheio de Deus- “Bem aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus”. Quem tem um coração cheio de Deus tem uma vida repleta de milagres, cheia de vitórias. (sl: 51;10)
O poder de Filho- “Bem aventurado os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus”. Pacificar é exercer as virtudes de Cristo, que mesmo sendo crucificado amou os seus acusadores. Quando tomamos a postura de filhos de Deus, aprendemos a amar o próximo sem distinção e perdoamos aquele que nos ofendem. (Jo 1;12)
A visão de reino- “Porque grande é o vosso galardão nos céus”. Ter uma visão de reino é enxergar a vitória, quando o mundo nos apresenta a derrota, é ver os milagres mesmo quando tudo parecer difícil, alcançar o impossível mesmo quando não se tem mais esperanças. (Gn; 22 / Abraão e o seu filho) A visão de reino é uma visão que compartilha com o próximo, e nunca se volta para o individualismo.

Pr. Eugenio serlam

Nenhum comentário:

Postar um comentário